Olá!!

Sejam bem-vindos ao Green Drinks Sp!!

Se você ainda não conhece, o Green Drinks é um evento que ocorre todas as primeiras quintas-feiras do mês na Ekoa Café, a partir das 19h30!

Em cada um deles há um convidado diferente, que traz um tema específico relacionado a sustentabilidade, contando um pouco sobre o seu projeto e, desta forma, iniciando uma discussão entre todos os participantes!

O grande objetivo dessas discussões mensais é promover a troca de ideias e informações e conversas informais sobre assuntos que, normalmente, ainda assustam as pessoas.

Venha!! Participe!! Faça a diferença!!




Seguidores

11/04/2010

Green Drinks - Abril 2010!!

Nessa edição do Green Drinks tivemos a presença de Mariana Nicolletti, coordenadora do IBENS, Instituto Brasileiro de Educação em Negócios Sociais.

O instituto surgiu para atender a uma demanda de como aplicar o dinheiro que vinha sendo alocado em comunidades rurais e como fazer para esse dinheiro melhorar a qualidade de vida dessas comunidades como um todo, a longo prazo.

O tripé dessa atuação sustentável é composto pela correta utilização dos recursos naturais, pelo equilíbrio econômico e pelo respeito aos recursos humanos. Dessa forma, o IBENS vem visualizando negócios com essa base.

As premissas dos projetos realizados pelo instituto são: projetos sustentáveis, construção conjunta do conhecimento, decisões conjuntas com a comunidade e busca pela comunicação efetiva.

Para o início da discussão foi passado um case, o projeto Pedra do Cavalo, iniciado em 2006 e com previsão de término em 2011.

Esse projeto teve como gatilho um grande impacto ambiental causado pela construção de uma usina hidrelétrica. Esse impacto trouxe a necessidade de os empresários investirem em algo que tivesse bons frutos a longo prazo.


As questões colocadas para discussão após o case foram:

- Como trabalhar nas organizações sociais onde o tecido social é degradado?

- Como fazer com que os financiadores entendam a lógica processual?

- Como trabalhar em rede, com recursos pré destinados, respeitando a alma do projeto?

- Qual o limite entre a profissionalização dos negócios comunitários e a autonomia dos grupos na gestão?

- Como pensar na sustentabilidade em momentos de crise?

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal! Voltaram com o blog com tudo! Parabens!
Alguma previa do que acontecerá em maio?